O conteúdo que você tentou acessar esta disponível apenas para usuários com indentificação específica.

Informe seu e-mail abaixo para receber seu lembrete de senha.

Universo SMS

energia elétrica

Seus equipamentos eletrônicos estão em risco

Os seus equipamentos eletrônicos estão em risco e você ainda não percebeu! Isso porque a qualidade da nossa atual rede elétrica deixa muito a desejar. Você não percebe, mas está frequentemente sujeito a interferências e variações de energia, que podem prejudicar os aparelhos eletrônicos de várias maneiras: diminuindo a sua eficiência, vida útil e/ou limitando o seu desempenho.

Confuso? Então nos acompanhe neste artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre a rede elétrica, as ondas de energia e como você pode driblar tudo isso com aparelhos condicionadores de energia.

 

A rede elétrica

Antes de tudo, vamos definir de forma objetiva que rede elétrica é o conjunto de instalações elétricas que estão conectadas entre si, permitindo que a energia chegue até nós. Sabe a sua TV, os fios, a tomada, os postes e os fios dos postes? Tudo isso é a sua rede elétrica, e ela configura um sistema de geração e distribuição de energia.

O que você precisa entender de tudo isso é que esse sistema de geração e distribuição foi projetado no início do século retrasado. Ou seja, foi totalmente planejado para alimentar os tipos de cargas mais comuns com ondas eletromagnéticas mais contínuas. O que eles não contavam é que esse perfil mudaria drasticamente e de forma muito rápida. Hoje, as cargas elétricas são mais complexas e menos lineares. 

Agora imagine várias dessas cargas elétricas complexas compartilhando a mesma rede elétrica. O resultado disso são picos e interferências na energia. Se você achou complicado de entender, explicamos melhor:

 

 

E o que essas alterações nas cargas fazem? Comprometem a qualidade da energia elétrica distribuída pelo sistema público. A consequência disso tudo é, principalmente, a limitação do desempenho de equipamentos mais sensíveis, causando problemas para você, que sofre com os aparelhos queimando e precisando fazer a manutenção precoce deles.

 

Aparelhos mais sensíveis?

Dizemos que são sensíveis os aparelhos que têm o desempenho mais afetado pelos distúrbios da rede elétrica. São eles: equipamentos da tecnologia da informação (TI), como computadores, modems, roteadores, hubs, etc., equipamentos de áudio e vídeo (como os multimídias, caixas acústicas, amplificadores e home theaters), aparelhos denominados de high-end (altíssima qualidade), equipamentos médico-hospitalares e de telecomunicações (TV). Ou seja, pode ficar tranquilo em relação aos motores, lâmpadas e outros eletroeletrônicos, pois eles costumam apresentar menos sensibilidade às interferências da rede elétrica.

 

E o que fazer?

Apesar do esforço das geradoras e distribuidoras de energia elétrica para minimizar todos os problemas citados, eles continuarão existindo enquanto o nosso sistema ainda seguir o mesmo modelo do século XIX. Por isso os consumidores devem estar preparados para enfrentar esses incidentes, o que torna os condicionadores de energia tão importantes.

 

O que é um condicionador de energia?

Condicionar energia significa estabelecer padrões de comportamento previsíveis para a energia da rede elétrica do sistema público de distribuição. Ou seja, tirar qualquer ruído, interferência ou pico, deixando a energia o mais constante possível.

Um equipamento de condicionamento de energia recebe uma energia de corrente carregada de distúrbios e eventos potencialmente destrutivos e imprevisíveis, e a transforma em uma energia com comportamento previsível e aceitável para a maioria das cargas que necessitem dessa energia.

A SMS conta com uma linha com nobreaks, estabilizadores, filtros de linha e regeneradores de alta qualidade para garantir que os picos e quedas de energia não interfiram no desempenho e durabilidade dos seus equipamentos.

 

 

Newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail

cadastre-se em nossa newsletter